Seguidores

sexta-feira, 19 de abril de 2024

PGJ recomenda a Promotores e Promotoras de Justiça atuarem para que municípios cumpram o Programa Nacional de Vacinação

16/04/2024 - Para garantir uma cobertura vacinal satisfatória para a população pernambucana, especialmente a infanto-juvenil, o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho, recomendou a Promotoras e Promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que atuem na promoção e defesa da saúde e adotem as providências necessárias com o intuito de que o poder público elabore e implemente plano de ação visando ao cumprimento da cobertura vacinal obrigatória segundo o Programa Nacional de Imunização.


Assim, faz-se necessário ainda que os membros articulem e realizem, com os setores de comunicação, educação, saúde, líderes religiosos e comunitários de suas comarcas, campanhas locais de engajamento da sociedade para o cumprimento das metas de cobertura vacinal. Devem também cobrar que haja mobilização e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na imunização da população.


Outro ponto importante é a busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados, com a adoção de medidas de conscientização junto aos responsáveis legais. É preciso ainda intensificar a vacinação de rotina, com o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação do ano corrente, inclusive com adoção de estratégias adicionais, a exemplo de horário estendido do atendimento, agendamento da vacina, Dia D da vacinação, tudo com ampla divulgação. 


Segundo a recomendação, “a vacinação constitui uma das medidas mais importantes e eficazes formas de controle e prevenção de doenças, considerada uma política de saúde pública efetiva e de baixo custo benefício”. Ainda foi considerado que os índices de cobertura vacinal no Brasil apresentaram diminuição nos últimos anos, de forma mais preocupante nos anos de 2020 a 2022. 


“A cobertura vacinal de crianças de até 11 meses, em Pernambuco, encontrava-se em queda ininterrupta desde 2018, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, apenas tendo sido verificada melhora nos índices de vacinação no ano de 2023. Os resultados de fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) nos 184 municípios de Pernambuco (totalizando 1.662 unidades de saúde), publicados em 22 de agosto de 2023, para fins de avaliar a execução do Plano Nacional de Vacinação (PNI), os quais mostraram que 49,5% dos municípios do Estado estão em situação crítica ou grave em relação à execução do plano, com apenas 12,5% dos municípios apresentando situação satisfatória quanto à aplicação de vacinas do PNI”, diz a recomendação do PGJ. 

MPPE

Correntes: Boi da Macuca agora é Patrimônio de Pernambuco

O Projeto de Resolução 1642/2024, aprovado na Alepe, é do deputado João Paulo, do PT, e concede o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco ao Boi da Macuca.


A tradição do Boi da Macuca, originada na zona rural do município de Correntes (PE), representa uma manifestação cultural singular que ultrapassa suas fronteiras geográficas e se estende por todo o Estado, sobretudo nas apresentações em outras cidades como Garanhuns, Palmeirina, Recife e Olinda. O saudoso Capitão Zé da Macuca (josé de Oliveira) proprietário do Sítio que dá nome ao boi, foi o grande responsável pela criação do personagem que surgiu com uma missão especial de preservar as raízes do agreste pernambucano, disseminando e fortalecendo a cultura por meio de cortejos marcantes que arrastam multidões por onde passam.


O Boi da Macuca, vestido em cores vibrantes, não escolhe lugares para suas evoluções, está presente nos festejos locais como o São João da Macuca, Festival Macuca de Artes, e eventos renomados como o Carnaval de Olinda, com o Baile da Macuca e o Forró da Macuca, todos naquela cidade, e até mesmo em participações na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim e  turnês pela Europa. Essa itinerância proporciona uma interação cultural em diferentes expressões artísticas e destaca não apenas a sua importância local, mas também a representatividade internacional do Boi da Macuca.  


Para o deputado João Paulo, autor do Projeto de Resolução  aprovado na Alepe “o título  de Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco não é somente o reconhecimento da sua  importância histórica, mas também a garantia da sua preservação para as futuras gerações, consolidando o Boi da Macuca como um tesouro cultural permanente do estado”, reafirma.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

TCE recomenda aprovação da Prestação de Contas da prefeitura de Capoeiras, exercício 2022, do prefeito Nego do Mercado

Nesta quinta-feira 18/04/2024, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE-PE, julgou a Prestação de Contas de Governo da Prefeitura Municipal de Capoeiras, relativas ao exercício financeiro do ano 2022, de responsabilidade do prefeito Joaquim Costa Teixeira (Nego do Mercado.


A Segunda Câmara a unanimidade emitiu Parecer Prévio recomendando a Câmara de Vereadores de Capoeiras a aprovação com ressalvas das contas do exercício financeiro 2022, de responsabilidade do prefeito nego do mercado. O processo teve como relator o Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Junior.

Nego do Mercado participa do 7º Congresso de Municípios de PE

Realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, o 7º Congresso Pernambucano de Municípios aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 15, 16 e 17/04/2024. O prefeito de Capoeiras Nego do Mercado marcou presença no evento que reuniu mais de uma centena de prefeitos e prefeitas de municípios pernambucano.


O Congresso serviu para a troca de experiências e aprendizado. Um dos momentos de destaque foi a apresentação das boas práticas adotadas por municípios pernambucanos. Teve ainda 12 salas temáticas para aprendizado sobre diversos temas pertinentes a administração municipal. E o jornalista Caco Barcellos encerrou o evento ministrando a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”.

Secretaria de Educação de Caetés qualifica professores para o Programa Criança Alfabetizada

O município de Caetés, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na segunda-feira 15/04/2024, realizou Formação Continuada com os professores da rede municipal que lecionam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A formação de Língua Portuguesa e Matemática visa preparar os professores que atuarão no Programa Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do Ensino Fundamental.


A formação foi coordenada pela Secretária de Educação Giselda Correia; a gestora de educação ressalta que o município de Caetés está empenhado em assegurar ensino de qualidade a todos os estudantes e no tempo certo, até os sete anos de idade. 


O momento foi de conhecimento e troca de experiência entre os professores participantes.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Começou o Festival Viva Garanhuns 2024 com mais de 30 artistas de forró; veja a programação

A abertura oficial do São João do Nordeste aconteceu nesta quarta-feira (17), no Viva Garanhuns. Até o próximo domingo (21) o evento vai contar com mais de 30 apresentações de artistas do forró, em dois polos na Praça Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado. O Viva Garanhuns é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


Serão cinco dias de uma extensa programação, que se iniciou às 20h, quando se apresentaram no principal polo do evento a Orquestra Sanfônica Mestre Dominguinhos, Liv Moraes, Flávio José e Dorgival Dantas. A expectativa é que durante o festival, cerca de 500 mil pessoas circulem pelos polos de animação e principais atrativos turísticos da cidade, gerando um retorno econômico de aproximadamente 70 milhões de reais.


Toda a programação da Praça Mestre Dominguinhos será transmitida ao vivo pelo canal oficial do YouTube da Prefeitura de Garanhuns: https://m.youtube.com/@PrefeituraGaranhuns

Com 7,2 mil participações, congresso da Amupe é encerrado com palestra de Caco Barcellos

Às 12h, nesta quarta-feira, 17 de abril, o jornalista Caco Barcellos subiu ao palco do Teatro Guararapes, durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”, Caco despertou a importância do cuidado do poder público para com a população.


O jornalista, que é conhecido por suas reportagens investigativas e defesa dos direitos humanos, separou a plateia em uma dinâmica que trouxe os extremos da sociedade, do bilionário ao mais pobre. Caco Barcellos frisou que a grande aliada das populações mais vulneráveis é a gestão pública, são as prefeituras e que “quaisquer temas que podemos trabalhar irão tocar na questão da desigualdade social”.


*Encerramento*

No encerramento do Congresso, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, frisou o trabalho da Amupe em prol dos municípios pernambucanos e o trabalho dos prefeitos e prefeitas, de todo o corpo técnico municipal para o sucesso do evento. “Foram mais de 100 estandes, 12 salas temáticas e a participação recorde de cerca de 7,2 mil participações nos três dias de evento. Agradecemos a todos e todas que compõem os municípios pernambucanos. É por e para vocês que trabalhamos diariamente”, enfatizou.


Com esta marca, o 7º Congresso Pernambucano de Municípios se torna o maior em quantidade de participantes, se consolidando também como o maior congresso de municípios do Nordeste. Durante os dias 15, 16 e 17 de abril, o evento marcou a gestão pública pernambucana, e trouxe a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões de Pernambuco. 

Fotos: Cláudio Gomes

terça-feira, 16 de abril de 2024

Pernambuco antecipa campanha de vacinação contra a febre aftosa e inicia imunização do rebanho nesta segunda (15)

O Governo de Pernambuco começa a vacinar contra a febre aftosa todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Estado a partir desta segunda-feira (15). A campanha 2024, com o tema “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez”, foi antecipada de maio para abril, com autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e tem o objetivo de assegurar ao Estado o status de Livre de Aftosa Sem Vacinação. A imunização segue até 30 de abril. A declaração da vacinação deve ser feita nas unidades regionais ou no site adagro.pe.gov.br até o dia 15 de maio.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Cícero Moraes, reuniu, no último domingo (14), gestores da SDA e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) para finalizar as estratégias da campanha 2024. "É importante que os produtores vacinem seus animais para que Pernambuco alcance a classificação de Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, que é o objetivo da antecipação da campanha, resultando em ganho econômico para a agropecuária pernambucana, tornando-a apta à abertura de novos mercados", destacou.


A ação da Adagro prevê uma grande mobilização do setor pecuário, chegando até os pequenos produtores, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, para vacinar acima de 90% dos animais do Estado, condição exigida para o processo de obtenção do reconhecimento do status Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), impactando positivamente toda a cadeia produtiva do agronegócio. "O objetivo é imunizar cerca 2,4 milhões de animais dos rebanhos bovino e bubalino”, informou a presidente da Adagro, Raquel Miranda.


Segundo o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adagro, Fernando Miranda, o Governo de Pernambuco adquiriu doses do imunizante para atender quem não tem condições de comprar as doses com recursos próprios. “Nesses casos, a vacinação dos rebanhos é acompanhada por nossas equipes locais formadas por médicos veterinários e assistentes de defesa agropecuária”, esclareceu o diretor.


Obrigatoriedade - A vacinação e a sua declaração são obrigatórias. O produtor que perder o prazo até o dia 30 de abril para vacinar e o dia 15 de maio para fazer a declaração está sujeito a penalidades como multas por cabeça de gado não vacinada e por propriedade, além de sanções como impedimento de movimentar os animais, participação em eventos agropecuários e acesso a incentivos estaduais voltados para o segmento agropecuário.


Febre aftosa - A doença transmitida pelo vírus da aftosa é altamente contagiosa e afeta principalmente os bovinos. O animal apresenta febre alta, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite. Além de comprometer a saúde do animal, a febre aftosa provoca prejuízos econômicos, pois o local onde a doença é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e de pessoas, além da venda de animais, carne, leite e derivados.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Merece Registro, Capoeiras 15-04-2024

  • Padre José Emerson aconselhou idosos tomarem a vacina contra a gripe. Na missa deste domingo 14/04/2024, durante os avisos paroquiais, o pároco da Paroquia de São José, de Capoeiras, falou da necessidade dos idosos tomarem a vacina para ficarem protegidos contra a gripe; o padre alertou que as pessoas não acreditem em mentiras que alguns inventam contra a eficácia das vacinas. O religioso dando exemplo, disse ser filho de uma enfermeira e que na sua casa todos sempre tomaram todas as vacinas desde crianças, pois acreditam na ciência. No sábado (13), aconteceu o Dia ‘D’ da vacinação contra a Influenza em todos os Postos de Saúde.


  • Terço dos Homens. O grupo do Terço dos Homens da paroquia de São José, de Capoeiras, reúne-se semanalmente as quartas-feiras, às 19:00h, na Igreja Matriz para rezar o Terço. E nesta quarta-feira (17), será celebrada uma missa com a participação do membros do Terço dos Homens. Veja o convite aqui ao lado!



  • Jovem que residiu em Capoeiras morreu em acidente em Garanhuns. Na noite da quarta-feira 09/04/2024, na estrada do Castainho, em Garanhuns um jovem de 18 anos morreu ao colidir a moto que pilotava contra uma carreta que estava parada de forma irregular e sem sinalização. A vítima, o estudante de Odontologia Luiz Henrique de Macedo não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo informações, o rapaz já tinha morado na cidade de Capoeiras, onde residem alguns dos seus familiares, e onde o corpo de Lucas foi velado, antes de seguir para ser sepultado no cemitério do povoado Salobro, em Pesqueira, na quinta-feira (10).



Para refletir:

Diga o que você pensa com esperança.

Pense no que você faz com fé.

Faça o que você deve fazer com amor!

Ana Carolina


Esta coluna é publicada às segundas-feiras. O espaço é aberto a participação de todos: você pode parabenizar alguém, registrar um acontecimento, mandar um recado, etc. Para isso, basta enviar um E-mail para o Blog.

Prefeito de Caetés inaugura dois Postos de Saúde e o CAPS

A população do município de Caetés passa a contar com os serviços de três novos equipamentos de saúde: USB Araçá, USB Morumbi e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. As três novas Unidades de Saúde foram inauguradas pelo prefeito Nivaldo Tirri e pelo secretário de Saúde Marco Calado, na manhã desta segunda-feira 15/04/2024. O vice-prefeito Carlos do Correio, Secretários Municipais, vereadores da base governista e muitos moradores também marcaram presença nos atos de inauguração.

O prefeito Nivaldo Tirri disse estar feliz com três inaugurações no mesmo dia. ‘O sonho de qualquer prefeito’ – destacou ele. Tirri se emocionou ao anunciar o nome da homenageada: CAPS Joselita Rodrigues; servidora municipal que trabalhou muito tempo servindo a população de Caetés. O gestor municipal disse que em breve novas inaugurações serão anunciadas: a reforma do Hospital Municipal, a Praça da Bela Vista, e calçamento e asfalto de várias ruas.


Atos de Inauguração:

O prefeito Tirri e sua equipe estiveram na Vila Araçá entregando a população a USB requalificada e que a partir de agora conta com equipe de saúde completa, com isso, os moradores não precisarão mais sair da Vila para buscar atendimento em Postos de Saúde de outras localidades.


Em seguida, foi a vez dos moradores do Bairro Morumbi, na cidade, também receberem a nova USB com equipe de saúde completa. Os moradores daquele bairro a partir de agora contarão com uma Unidade de Saúde perto de suas casas.

O terceiro equipamento de Saúde Inaugurado foi o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Localizado na cidade, o CAPS é destinado ao atendimento de pacientes com doenças da mente.

Caminhoneiro que residia em Capoeiras morre em acidente em MG

Na manhã do sábado 13/04/2024, um caminhoneiro que residia na cidade de Capoeiras, Pernambuco, sofreu um grave acidente na BR-135, na descida da Serra de Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais. 


O caminhoneiro Clayton Ferreira da Silva, que completaria 44 anos nesta segunda-feira (15), conduzia um caminhão carregado com coco verde, quando sobrou e bateu numa pedra na margem da rodovia. Segundo relatos nas redes sociais, o caminhão teria apresentado problemas nos freios.

O caminhoneiro foi socorrido para um Hospital na cidade de Montes Claros, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã deste domingo (14).


Ele deixa esposa e filhos. Familiares estão providenciando o translado do corpo para a cidade de Capoeiras, onde será sepultado.

domingo, 14 de abril de 2024

Jovem de 23 anos morre em acidente na cidade de Caetés

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão foi registrado na noite deste sábado 13/04/2024, na BR-424, no município de Caetés, Agreste de Pernambuco.


O jovem Lucas Barros de Almeida, de 23 anos, que residia no Sítio Alegre, no mesmo município, conduzia uma motocicleta quando foi atingido por um caminhão, não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local. O acidente ocorreu na Avenida Bela Vista, na saída da cidade sentido a Garanhuns. Segundo as informações o motorista do caminhão dirigia pela contramão e evadiu-se sem ser identificado.


A Polícia esteve no local e o corpo a vitima foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Segundo familiares, Lucas era casado e o seu primeiro filho nasceu há menos de um mês.

Vida de marido

HUMOR DO DOMINGO


Imagem compartilhada nas redes sociais