Seguidores

terça-feira, 20 de março de 2018

Outono iniciou em 20/03; expectativa é de aumento das chuvas no Agreste

Outono inicia dia 20/03

Nesta terça-feira, dia 20 de março de 2018, a partir das 13h15min, se inicia o Outono no Hemisfério Sul Sul. A estação se estenderá até o dia 21 de junho de 2018, até às 07h07min.

O início do outono no Brasil e em todo Hemisfério Sul é marcado pelo equinócio de março. O equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol passa a Linha do Equador. No equinócio o dia tem a mesma duração nos dois hemisférios terrestres.

O outono é caracterizado, em Pernambuco, pela diminuição gradativa das chuvas no Sertão e aumento das chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste nos meses de abril, maio e junho. Nesse período chove em média 187 mm no Sertão, 323 mm no Agreste, 572 mm na Zona da Mata e 901 mm na Região Metropolitana do Recife.

Com relação às temperaturas, observa-se uma diminuição gradativa das temperaturas do ar em todo estado. Isso ocorre, principalmente, devido o posicionamento do Sol, mais deslocado para o hemisfério Norte, o que resulta numa menor quantidade de radiação solar chegando à superfície nas regiões do hemisfério Sul.
APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!