Seguidores

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Campanha da Fraternidade 2018: Fraternidade e superação da violência

Nesta quarta-feira de cinzas, 14/02/2018, a igreja católica, através da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB lança a Campanha da Fraternidade 2018. A edição da CF deste ano tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O objetivo da Campanha é chamar a sociedade a refletir sobre a problemática da violência e como supera-la.

Na paróquia de São José em Capoeiras, a Campanha da Fraternidade será apresentada aos católicos nas missas que serão celebradas nesta Quarta-Feira de Cinzas, às 09h e às 19h, na igreja matriz de São José. Celebrações também acontecerão nas capelas dos povoados Alegre, Maniçoba e Riacho do Mel.

Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís Fernando da Silva, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Ele explica ainda que o lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...