Seguidores

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Produção artesanal de queijos e outros produtos lácteos é discutida por deputados na ALEPE

A Comissão de Desenvolvimento Econômico pretende aprofundar o debate sobre mudanças nas regras para a produção artesanal de queijos e outros produtos lácteos. Nessa quarta, o colegiado discutiu e decidiu retirar de pauta o substitutivo ao projeto buscando simplificar a fiscalização sanitária de  pequenas fábricas de laticínios. Pela proposta, de autoria do deputado Claudiano Martins Filho, do PP, a produção artesanal de queijo manteiga, manteiga de garrafa e doce de leite também poderiam seguir essa norma. Os deputados Romário Dias, do PSD, e João Eudes, do PDT, revelaram preocupação com o controle das condições de higiene em pequenos locais de produção.

Já Marcantônio Dourado, do PSB, defendeu regras mais flexíveis para as pequenas fábricas. Ele argumenta que a legislação estadual precisa tratar o queijo coalho da mesma forma como Minas Gerais fez com o queijo minas, protegendo os produtores locais. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Lessa, do PSB, informou que será criado um  grupo de trabalho para discutir o assunto, juntando parlamentares e outros atores que dialogam com a cadeia produtiva do leite. “E a gente vai combinar com o deputado Claudiano exatamente isso: melhorar, aperfeiçoar o projeto de lei de autoria dele e encaminhar, também, uma sugestão ao Governo do Estado de ou criar ou, se já existe, fortalecer uma câmara setorial para a produção de leite e seus derivados aqui em Pernambuco”.
Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!