Seguidores

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Capoeiras realizou 8ª Conferência Municipal de Saúde


Na quarta-feira, 14/06/2017, no Colégio Municipal José Soares de Almeida, aconteceu a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Capoeiras, com o tema, “SUS com qualidade e eficiência: os desafios em defesa da integralidade com equidade”. O evento foi coordenado pelo Secretário de Saúde Cleber Ricardo, e contou com as presenças da prefeita Neide Reino, do vice-prefeito Juju, Conceição Santana representando a V GERES, secretários municipais, vereadores, servidores da área de Saúde e usuários do SUS. A Conferência teve como objetivo mostrar os problemas e desafios para manter um bom serviço do SUS a população; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde; e elaborar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro (04) anos.

A prefeita Neide Reino disse que o SUS passa pela maior crise da sua história, sem aumento dos valores dos repasses há vários anos; e que até vacinas falta hoje em dia. A prefeita lamentou por o Governo Federal haver nomeado para Ministro da Saúde alguém que não é da área de saúde; Ministro que dá prioridade aos planos de Saúde em detrimento do SUS, disse ela. Segundo a prefeita, do jeito que vai, o SUS corre o risco de se transforma no INAMPS de antigamente. A prefeita Neide Reino reafirmou que é compromisso do seu governo fortalecer as políticas públicas de saúde para a população.

A representante da V Gerência Regional de Saúde – GERES, Conceição Santana elogiou a prefeita Neide Reino e o secretário municipal de Saúde Cléber Ricardo, disse ser visível a melhoria da saúde no município de Capoeiras. Ela conclamou a participação de todos na discussão de um bom Plano de Saúde para os próximos 04 anos de governo, e que o mesmo seja a cara da população.

O Secretário Cléber falou sobre programas da área de saúde existentes no município, como Unidades Básicas de Saúde e Mãe Coruja. Agradeceu a prefeita Neide Reino por proporcionar condições adequadas de trabalho para que os serviços de saúde atendam a população, mesmo o município estando há anos sem reajuste dos recursos recebidos para a saúde. O secretário elogiou o Programa Mais Médicos do Governo Federal; e disse que muitas das melhorias nos equipamentos do Hospital e dos Postos de Saúde do município devem-se aos deputados Estadual e Federal que representam o município, que apresentaram Emendas destinando recursos para a Saúde em Capoeiras. Ele ainda registrou os avanços da saúde no Hospital Regional Dom Moura que vem numa constante sendo reestruturado.

Duas palestras fizeram parte da programação: "SUS com Qualidade e Eficiência: os desafios em defesa da integralidade com qualidade", que teve como expositora Bruna Maria Bezerra (foto); e "SUS Legal: planejamento e orçamento a partir das necessidades de saúde da população", ministrada por Evaldo Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!