Seguidores

sexta-feira, 17 de março de 2017

Previsão do tempo para março, abril e maio de 2017, em Pernambuco

A Reunião de Análise e Previsão Climática ocorreu na EMPARN, em Natal, nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2017. Na reunião foram analisados os campos globais dos oceanos e da atmosfera dos meses anteriores e atual, bem como, os resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre março a maio (MAM) de 2017. De acordo com os modelos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos Atlântico e Pacífico, a previsão é de chuvas abaixo da média em todo o estado de Pernambuco. 

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE MAM.
Na mesorregião do Sertão Pernambucano, normalmente tem março como mês mais chuvoso e com acumulado para o trimestre março, abril e maio de 332 mm. Para o Agreste normalmente, o início do período chuvoso se inicia em abril, sendo o total do trimestre mar/abr/mai de 309,3 mm. O acumulado para a Zona da Mata é de 573,8 mm e para a RMR é de 760,2 mm para o mesmo período.  Vale salientar que, mesmo com a previsão do total acumulado de precipitação no período ficar abaixo da média, podem ocorrer chuvas intensas e mal distribuídas tanto temporalmente (chuvas concentradas em poucos dias) como espacialmente (chuvas concentradas em pequenas áreas) e acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.              

Em Pernambuco, as poucas chuvas que ocorreram no mês de fevereiro ficaram abaixo da média histórica em todo o Estado, dando continuidade à seca de severidade excepcional (S4) no Sertão e Agreste pernambucano e de severidade extrema (S3) no litoral.

De acordo com os modelos meteorológicos e com a configuração da atmosfera e dos oceanos, a previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2017 é de chuvas abaixo da média em todo o estado de Pernambuco.
Fonte: APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!