Seguidores

quinta-feira, 23 de março de 2017

No Dia Mundial da Água famílias recebem cisternas em Capoeiras


Como parte da comemoração do Dia Mundial da Água, 22/03/2017, a CARITAS NE2 realizou a entrega de 1.670 cisternas para famílias de agricultores/as do município de Capoeiras, Pernambuco. A cerimônia ocorreu na quadra poliesportiva da escola EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu centenas de agricultores, e contou com as presenças de representantes da Cáritas NE2, da prefeita Neide Reino, do prefeito de Caetés Armando Duarte, do vice-prefeito de São Bento do Una Alexandre Batité, do senhor Anselmo representante do Pro-Rural, do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capoeiras Nilson Rodrigues, vereadores, secretários municipais, e caravanas de agricultores dos municípios de Caetés, Paranatama, Lajedo, São Bento do Una, Jucati, entre outros. O secretário de Cultura do município de Caetés, Wando Pontes foi o mestre de cerimônia do evento.

Além da entrega das 1.670 cisternas com capacidade para acumular 16 mil litros de água/cada; o evento produziu uma carta aberta: Carta da Celebração da Água, que será enviada para autoridades no Estado. Também houve protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal

Anfitriã do evento, a prefeita Neide Reino disse que ali era um momento de celebração para os agricultores/as capoeirenses. Referindo a força do nosso povo, disse que o nordestino é um herói por conseguir conviver com a seca no semiárido durante tanto tempo, enquanto em outras regiões do país, dois meses de estiagem é suficiente para as pessoas e a imprensa se assustarem. A prefeita disse que através do Governo do Estado foram construídas duas barragens de médio porte nos sítios Catete e Mimosos; e que o município realizou a construção e limpeza de centenas de barragens, mas que é menos do que os agricultores/as merecem; ela destacou que só se faz um governo bom e justo com parcerias como essa com a Cáritas. Neide Reino lamentou por o Governo Federal haver reduzido o numero de carros pipas coordenados pelo Exercito brasileiro e que abasteciam a zona rural; ela elogiou e agradeceu aos governos dos ex-presidentes, Lula e Dilma, e disse que ao nordestino nunca falta fé e esperança.

O prefeito de Caetés, Armando Duarte ao discursar falou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores do seu município: “não tem mais nada, lavouras, roças, ração para os animais; o que seria de nós se não fosse o Bolsa Família criado pelo ex-presidente Lula!? Armando Duarte disse ainda que no seu município estão sendo construídas 1500 cisternas.

Também discursaram no evento: representante da Cáritas NE2, Flavianeide Pereira; representante do Pro-Rural, Sr. Anselmo; representante do STR de Capoeiras, Nilson Rodrigues; representante dos agricultores, Simão Salgado.

Após a cerimônia houve a entrega simbólica de uma cisterna a uma família de agricultores, e depois foi servido o almoço aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!