Seguidores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Primeira sessão da Câmara de Capoeiras em 2017

Mesa Diretora: Pitonho (1º Secretário), Geraldo do Alegre (Presidente), Bruno da Ótica (vice-presidente)

Na noite da terça-feira, 10/01/2017, aconteceu à primeira sessão do Primeiro Período Legislativo da Câmara de Capoeiras com os vereadores recém-empossados no dia 1º/01/2017. Na sessão foram apresentados oito requerimentos: O vereador Érico Barbosa propôs que o Executivo Municipal envie projeto de Lei implantando uma Guarda Municipal masculina e feminina; a aquisição de equipamentos para os Agentes de Saúde e de Endemias; e a implantação de câmeras de monitoramento nas ruas e nos prédios públicos do município; a vereadora Carla Rodrigues pediu que as bancas onde é cortada e vendida a carne na feira livre de Capoeiras sejam cobertas com alumínio para melhorar a higienização do produto vendido; o vereador Geraldo do Alegre requereu calçamento e saneamento para o Povoado Alegre; a construção de galerias em várias ruas do Povoado; a reforma geral da praça, e a limpeza das galerias já existentes no referido Povoado.

A vereadora Carla Rodrigues disse que na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural dois assuntos foram debatidos: o abastecimento de água na zona rural e o seguro safra. (A secretária da Câmara informou a vereadora que o Secretário Dedinho informou que a primeira parcela do seguro safra foi liberado para Capoeiras). Sobre a distribuição de água, disse que o Secretario de Obras “Dedinho” informou que esta havendo um problema entre o município e o proprietário do poço artesiano onde é captada a água em Garanhuns, o que deverá ser resolvido ainda esta semana. A vereadora disse que foi informada que prédios públicos teriam deixado de funcionar alguns dias por falta de água. Carla disse ser usuária da Casa de Apoio do município no Recife, e que a mesma necessita de uma manutenção, segundo Carla faltam ventiladores e os sanitários estariam sem água.

O vereador Érico Barbosa disse que o que mais é cobrado pela população é o abastecimento de água. Ele cobrou que seja feita a manutenção nos ônibus escolares do município antes do inicio das aulas; e perguntou se haverá capacitação para os professores. Desejou melhoras ao Monsenhor Geraldo Batista o qual disse haver visitado recentemente.

O vereado Ailton Lino (PIU) disse que também visitou o Monsenhor Geraldo no Hospital, no Recife, e o que mesmo esta se recuperando. Parabenizou o vereador Geraldo do Alegre que exerce o quinto mandato e já virou lenda no Legislativo local; parabenizou também os colegas vereadores por concordarem em fazer seus discursos da posse em via pública, em frente a prefeitura. Piu disse que o povo tem esperança, não de esperar, mas sim de realizações. Ele disse ter pedido ao deputado José Humberto que consiga uma audiência com o presidente do IPA para tratar sobre o abastecimento de água. Aos vereadores do primeiro mandato, desejou boa sorte, e que venham com ideias novas, força e garra para que se possa a cada dia fazer uma Capoeiras melhor.

O vereador Antonio Crioulo citou os nomes dos ex-vereadores da legislatura passada, e disse que os mesmos fazem falta na Casa. Disse que é trabalho do vereador cobrar melhorias para a população.

O vereado Sergio Papa Légua pediu que o presidente da Casa se informasse sobre o andamento da obra do PSF da COHAB, e sobre o matadouro que segundo ele esta abandonado, comparou a elefantes brancos. Disse que o prefeito de Caetés Armando Duarte lhe informou que lá há 10 carros pipa pagos pela prefeitura, Capoeiras teria apenas 5, segundo o vereador, a diferença no valor do FPM não justifica essa diferença, e que cabe a Compesa e a prefeitura correm atrás e fornecerem água ao povo. Disse que com a renovação da Câmara espera que tenha mudança, que se discutam os assuntos de interesse da sociedade. Disse que esteve na Casa de apoio no Recife e conversou com pessoas que disseram que lá havia ventiladores e as pessoas quebraram, ele disse que a Casa precisa de uma limpeza melhor (higienização). Papa Légua disse que os jovens precisam se interessar pela política, e que a participação da população nas reuniões da Câmara é muito importante. Disse não ter certeza, mas acredita que Capoeiras é a única cidade que ainda usa pau de arara para transportar estudantes, e que o Secretário de Obras Dedinho disse numa entrevista na Rádio Local que o transporte de alunos seria feito por ônibus a partir deste ano.

Um comentário:

  1. Esperamos que o blog divulgue sempre as reuniões.
    Muitas pessoas querem participar, porém não tem tempo.
    Parabéns ao vereador papa Legua, pelas tantas reivindicações.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!