Seguidores

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Governador acompanhado das prefeitas de São Bento do Una e Capoeiras autoriza construção de barragem

Por Altamir Pinheiro

O governador de Pernambuco Paulo Câmara assina, nesta sexta-feira, a ordem de serviço para a execução da implantação da Barragem de São Bento do Una. Orçada em R$ 54 milhões, a obra terá capacidade de acumular 18 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando os municípios de São Bento do Una e Capoeiras e mais de 80 mil pernambucanos. As prefeitas Débora Almeida e Neide Reino serão contempladas diretamente com a construção desta magnífica obra que resolverá de uma vez por toda o problema crônico da falta d'água nessas duas localidades. No segundo governo de Neide Reino o povo de Capoeiras vai POCAR O BUCHO de tanto beber água potável  e de quebra, abastecer com ou em grande abundância o gado leiteiro predominante no município que produz o melhor queijo de coalho artesanal do Agreste Meridional, quiçá, de Pernambuco e do Nordeste brasileiro.

A conhecida e decantada ACUMULAÇÃO D'ÁGUA ou ÁGUA REPRESADA, no decorrer da história, consolidou-se como um fator decisivo para a melhoria da qualidade de vida, na medida em que fortalece a produtividade econômica: é fundamental para a educação, alimentação, saúde e de grande significância para o consumo animal e, se tudo isso não bastasse ainda vem a reboque, a criação de peixes. O uso da água, além de ser fonte da vida e necessária à sobrevivência, pelo ser humano tem sido feito há muito tempo. Para que seja facilitado o uso dos potenciais da água, o abastecimento de casas, a geração de energia, entre outros, constrói-se as benditas e bem-vindas barragens.

Atualmente existe uma tendência de um bando de desocupados metidos a ambientalistas olhar as barragens como algo muito negativo, devido aos impactos que os grandes reservatórios geram ao meio ambiente. No entanto, elas são necessárias e tem suas vantagens. A construção de barragens, permite a formação de reservatórios artificiais tendo como finalidade o acúmulo de água e Capoeiras há muito tempo que clama por um abastecimento regular de água de beber para saciar a sede de um povo que tanto necessita de determinados benefícios dos poderes públicos como a construção de um reservatório d'água. 

Na verdade, Barragens são estruturas dotadas de mecanismos de controle construídas com a finalidade de represar água, objetivando, entre outras coisas, o abastecimento urbano e rural, controle de enchentes, uso doméstico, regularização de vazão, irrigação e criação de peixes. Constituem uma das técnicas mais antigas de aumentar a disponibilidade hídrica para atendimento das demandas por água pelas sociedades. Depois de tanto tempo, de tanta reivindicação por parte de muitos dos prefeitos que governaram Capoeiras, coube a prefeita NEIDE REINO ser abençoada e contemplada pelos órgãos federais e estaduais dessa obra que marcará para sempre a passagem da PREFEITA NEIDE no governo de seu município.

POIS BEM!!! Daqui a um ano e meio, quando entrar em funcionamento, a comunidade de Capoeiras vai agradecer imensamente a prefeita(que tudo indica que será reeleita), pela dobradinha que foi feita entre NEIDE & DÉBORA, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como também a Compesa e será uma obra que marcará para sempre os oito anos de administração da prefeita Neide Reino que deixará o governo com o dever cumprido e ver seu povo feliz por ter realizado o sonho de todos os capoeirenses: ÁGUA NAS TORNEIRAS de todas as casas de capoeiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!