Seguidores

quarta-feira, 9 de março de 2016

Festa de Arromba em Capoeiras


Por Altamir Pinheiro

Prepare o fôlego, gente!!! Para quem gosta de agitação a agenda de divertimento do próximo final de semana em Capoeiras será um prato cheio. Vai rolar do sertanejo mais tradicional ao universitário, pagode, forró, funk e rock. Até os Amigos Sertanejos   vão dar as caras por aqui. Além, de Batista Lima, Ricardo França e Gabriel Diniz. Por isso, fique ligado na programação das principais atrações que vão rolar na FESTA DE SÃO JOSÉ. A prefeita de Capoeiras, Neide Reino, propôs-se  comandar a maior festa de rua que a cidade de capoeiras já alcançou nesses últimos oito anos. A prefeita já pegou no serviço e declarou que  vai botar pra torar!!!

Tradicionalmente, a  solenidade tem duas conotações festivas: no primeiro final de semana ela vai ser cultural ou popular e, no segundo, transformar-se-á em festa religiosa, inclusive, a prefeitura, contratou uma atração de peso e de grande vulto,  que será no domingo (20), donde haverá show com o PADRE JOÃO CARLOS e a procissão e  missa solene de encerramento da festa em homenagem a São José, padroeiro do município de Capoeiras, agreste de Pernambuco. A frente dos festejos estarão a paróquia do município, A prefeita Neide Reino, o vice-prefeito Juju e a secretária de cultura Helenita Costa que aproveitam a oportunidade para convocar todos os religiosos e festeiros do Agreste Meridional a prestigiarem mais esse grande evento: a Festa do  padroeiro São José.

Pois bem!!! Mas, o que representa essa devoção ao SANTO JOSÉ, padroeiro,  nas festas do interior de todo o Brasil, para o povo católico apostólico romano?!?!?! Segundo os Evangelhos e a Sagrada Tradição Apostólica,  São José ou José de Nazaré ou  até mesmo José, o Carpinteiro, que era o Castíssimo esposo da Virgem Maria, Pai adotivo de Jesus, Descendente de David e Patriarca da Igreja. Ele é tido como "PADROEIRO DOS TRABALHADORES", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo. Tendo o município de Capoeiras a felicidade de ser  abençoado por ele  ao glorificar aquele que,  pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, ficou cognominado como o "PADROEIRO DAS FAMÍLIAS".

A comunidade paroquial e a sociedade capoeirense como um todo, mais uma vez, este ano,  estão resgatando uma tradição que ocorria há muitos anos desde os tempos remotos de distrito. Muito antigamente a quermesse alusiva a São José sempre ocorria durante o mês de março, já que o dia do Padroeiro é 19 de março, que geralmente ocorre num período litúrgico muito forte que é a quaresma, onde se priorizava a interiorização e a meditação sobre os mistérios de Jesus Cristo. Daí, desde um certo tempo   que as festividades atraem milhares de pessoas às cidades do interior que circundam a região do agreste pernambucano e, em especial a cidade de Capoeiras...

Capoeiras, que ao pé da letra tem o significado de MATA CORTADA, DESTRUÍDA PARA O PLANTIO, tem tudo a ver com essa denominação, haja vista, a cidade Agrestina carrega o título de possuidora de uma das maiores feiras de gado do estado, quiçá do nordeste,  batendo de frente com Caruaru e Cachoeirinha e,  todas as sextas-feiras, comerciantes e feirantes de toda região e de outros estados vizinhos se concentram nesta tradicional feira livre. Nos currais, criadores e compradores chegam às primeiras horas do dia. A movimentação é intensa entre eles. Além do gado, são comercializados caprinos, suínos e aves, tendo a feira uma estrutura que é referência em todas as  regiões do estado, além de, no centro da cidade, comercializar uma quantidade enorme de queijos de várias qualidades que  diferem em paladar, consistência e aparência. Não sendo à toa que, em Capoeiras é produzido o melhor queijo de coalho artesanal do Estado de Pernambuco.

Historicamente, a Festa de São José da cidade de  Capoeiras é tão visitada que  não tem ‘PARÊIA” na região. É uma festança que atrai multidões. É referência regional de público e aceitação e este ano deu a louca na prefeita Neide Reino. ela abriu as torneiras com gosto de gás e despejou atrações de gabaritos para tudo quanto  é gosto, tendência e predileção. A prefeita botou para estourar  a boca do balão; BOTOU PRA TORAR!!!

9 comentários:

  1. Anônimo3/09/2016

    Todos nos estamos bastante animados para curtir essa bonita festa que a prefeita estar patrocinando pra nos. OBRIGADA PREFEITA. Nos merecemos e a senhora tambem.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/09/2016

    BELISSIMO COMENTARIO DO ANONIMO, VAMOS TODOS CURTIR COM ALEGRIA E PAZ ESTA BELA FESTA, POIS A POPULAÇÃO DE CAPOEIRAS MERECE.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/09/2016

    puff. kkkk

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/09/2016

    Nessa festa eu vou tirar o atraso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/10/2016

    Estar chegando a hora. Vai ser mesmo uma festa de arromba. A nossa prefeita butou pra torar. Que venha a festa e que todos sejam feliz e brinquem na paz de nosso padroeiro São José.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/10/2016

    Não era possível que pelo menos no derradeiro ano não melhorasse as atrações porque as outras não valia apenas nen sair de casa

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/10/2016

    Festa de arromba? Onde? Fala que quero ir...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/10/2016

    É bom voce ficar atento que é o derradeiro ano do primeiro governo de nossa prefeita. Tem mais quato ano pela frente no seu segundo governo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/10/2016

    e olhe que não tão boa assim né, ano político o discurso da crise mudou no foi prefeita

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!