Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2016

Colégio Municipal de Capoeiras oferece sala de atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais.

Gestora Maria Almeida (centro) e as
professoras, Morgana e Cicleide.

Educação inclusiva e de qualidade é oferecida a alunos portadores de necessidade educacionais matriculados na rede municipal de ensino de Capoeiras- PE. A Secretaria Municipal de Educação implantou uma sala de atendimento especializado para atender alunos com necessidades educacionais no Colégio Municipal José Soares de Almeida, e atualmente atende 22 estudantes. A Gestora do Colégio, a professora Maria Almeida destaca o empenho da Secretária de Educação Macyanne Régia e a parceria mantida com as secretarias de Saúde e de Assistência Social para o bom êxito do projeto. 

Em Capoeiras, a Educação é uma prioridade da Gestão da prefeita Neide Reino (PSB), os investimentos realizados no setor rendeu ao município a 6ª colocação no ranking nacional da revista Isto É, no tópico “Aplicação na Saúde e Educação” em municípios de pequeno porte (leia aqui!).

Numa sala ampla do Colégio Municipal, estudantes com necessidades educacionais física e/ou intelectual, matriculados  da 1ª a 8ª séries são acompanhados individualmente por pedagogos e realizam atividades com jogos, brincadeiras e estímulos ao lúdico; o trabalho envolve a família e a escola, e é coordenado pela Psicopedagoga Ivonete. Periodicamente, os alunos atendidos recebem avaliação pedagógica. Além de dispor de sete profissionais na sala especializada, todas as salas de aulas do Colégio, que têm alunos especiais contam com o serviço de um auxiliar, e inclusive professor de libras.

Com a parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social, os alunos com necessidades educacionais especiais, quando necessário, são atendidos por psicólogos; bem como, alguns realizaram exames de vista e receberam óculos com lentes especiais, e aparelhos auditivos, tudo gratuitamente.

A Gestora Maria Almeida informou que a sala especializada foi implantada no ano de 2015, mas que em 2016, o local foi ampliado, e que os profissionais que lá trabalham foram criteriosamente escolhidos. A professora Cicleide disse está gratificada com trabalho: “Bom é trabalhar e sentir eles”; opinião compartilhada por sua colega professora Morgana, que completou: “É gratificante ver a evolução dos alunos”. A Gestora Maria Almeida e as professoras, Cicleide e Morgana embora entusiastas, afirmam que a educação inclusiva ainda é um grande desafio para a escola, a família e a sociedade.

A sala de atendimento especializado para alunos com necessidades educacionais soma-se a ações como: disponibilizar internet em escolas da zona rural, reforma e ampliação de escolas e, a criação de bibliotecas escolares entre outras realizações da Secretaria de Educação de Capoeiras na atual Gestão Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!