Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pequenos produtores de leite e queijo do Agreste pernambucano terão selo S.I.E (Serviço de Inspeção estadual)

A Comissão do Movimento dos Produtores de Leite e Queijo do Agreste de Pernambuco comunica aos produtores, que participará nesta quarta-feira (05.02), às 10 horas, de uma reunião na Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco. O convite foi feito pela diretora da ADAGRO, Erivânia Camelo.

Neste encontro, deverá ser apresentada a proposta da categoria, no que concerne à qualificação e capacitação dos pequenos produtores, desde a fase de ordenha até o fabrico de queijo, passando pelo plantio de forragens adequadas à região e a conservação de alimento para o rebanho (silo e feno).

Também será apresentada a planta baixa de um pequeno laticínio para produtores a partir de 100 (cem) litros de leite, que, doravante, terão a oportunidade de receber o selo S.I.E. (Serviço de Inspeção Estadual). Até então, só produtores acima de 1000 (mil) litros tinham essa oportunidade, ou seja, menos de 1% dos produtores do Estado.

A grande importância disso é que, após a qualificação, os pequenos produtores serão financiados pelo PRONAF ou Fundo Constitucional, via Banco do Nordeste (BNB) ou Banco do Brasil (BB). E, além de financiarem suas fabriquetas, terão acesso ao plantio de palma resistente ao fungo adubada e adensada; formação de aguadas; plantio de milho para silo e reposição de matrizes. Os financiamentos até R$ 100 mil reais terão juros negativos.

Com essa mudança, os pequenos produtores não vão mais passar pela humilhação de terem seus produtos apreendidos e descartados ao se locomoverem para vendê-los. 

Além disso, a sociedade também será beneficiada com tal iniciativa, pois terão a sua disposição produtos de qualidade, produzidos dentro das normas de vigilância sanitária.

Diante dessa conquista, a Comissão, desde já, agradece a iniciativa do ex-deputado Carlos Batata, pela condução desse processo junto à Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária de Pernambuco, assim como à diretora geral da ADAGRO, Erivânia Camelo, e ao Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, pela liberação dos R$ 2 milhões de reais para a qualificação e capacitação dos produtores.

Agradece, ainda, à Câmara de Vereadores de São Bento do Una, que abriu as suas portas por diversas vezes, para que pudessem ocorrer encontros anteriores para debater a causa.

Comissão do Movimento dos Produtores de Leite e Queijo Artesanal do Agreste Pernambucano.

José Adilson de Almeida
Flávio Marcones Monteiro
Francisco Branco

Um comentário:

  1. Anônimo2/07/2014

    vamos postar Raimundo os comentários feitos. eu não vejo nada de mais em elogiar quem busca a melhoria para o nosso povo, a questão é que ofende a sua vitrine, ai voc~e não posta, eu acho que voc~e aprendeu com sulipa.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!