Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Prefeitos de Capoeiras e Caetés participam de Ato em Defesa dos Municípios e, de encontro com o governador.

Prefeita Neide Reino e o presidente da AMUPE José Patriota

Na manhã desta segunda feira a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) realizou no plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco um ato em defesa dos municípios. O evento, que contou com a participação de mais de cem prefeitos pernambucanos, além de deputados estaduais e federais, tem o objetivo de alertar a sociedade política sobre as dificuldades que os municípios vem enfrentando no que diz respeito à escassez de recursos.

A prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB), e o prefeito de Caetés Armando Duarte (PTB) estavam entre os mais de cem gestores municipais presentes no Ato em Defesa dos Municípios, e no encontro com o governador Paulo Câmara.

Durante a Assembléia, José Patriota, presidente da AMUPE e prefeito de Afogados da Ingazeira, confessa que antes da crise econômica atual os problemas dos municípios já existiam, com a crise chegou ao limite. Nas palavras de Patriota “enquanto tínhamos fôlego fazíamos, agora estamos sufocados”. Preocupado, ainda anunciou que os municípios sofrerão queda de 19%  no mês em comparação com o ano anterior e declarou que apesar desta ser uma pauta que passa pelo governo federal e pelo congresso nacional, Pernambuco não pode ficar omisso.

Discursaram ainda na Assembléia o presidente da ALEPE, Guilherme Uchoa, o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Josinaldo Barbosa, os deputados federais Tadeu Alencar e Sílvio Costa, os deputado estaduais Aluísio Lessa e Sílvio Costa Filho, além de José Genivaldo dos Santos, prefeito de Cortez, e Edson Vieria, prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. Por fim, a prefeita de São Bento do Uma, Débora Almeida fez a leitura de uma carta elaborada pela AMUPE destinada à população e às autoridades políticas. O relato deste documento apresenta a situação precária dos municípios (que vem se agravando com a crise econômica atual) e traz propostas para uma melhoria na distribuição dos recursos recolhidos pela união, podendo melhorar a qualidade das gestões e a prestação dos serviços por parte dos municípios.

Encontro com o governador


Após a Assembleia, os prefeitos saíram em caminhada em direção ao Palácio do Campo das Princesas, onde o governador do estado esperava para um encontro. Nesta ocasião, o governador Paulo Câmara anunciou que vai repassar até o dia 25 de novembro R$ 30 milhões em parcelas que estavam atrasadas do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), tal valor contemplará 161 projetos que beneficiarão pelo menos 102 municípios pernambucanos. Câmara ainda garantiu que nenhuma UPA será fechada, desmentindo boatos que se espalharam, e se comprometeu a encarar os problemas relativos à escassez de recursos hídricos no estado junto à presidência.
AMUPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!