Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Falta delegados em delegacias do interior

Não é só a Central de Plantões da Polícia Civil que agoniza sem conseguir suprir a demanda dos flagrantes diariamente. Delegacias do Interior de Pernambuco permanecem sem delegados titulares. Para tentar suprir a demanda, profissionais precisam acumular duas e até três delegacias, fazendo uma espécie de rodízio durante a semana para estar nos municípios vizinhos e solucionar os crimes.

Levantamento realizado pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Simpol), a pedido do RondaJC, listou as principais cidades onde não há delegados titulares:

Mata Norte – Macaparana, Condado e Ferreiros 

Mata Sul – Água Preta, Xexéu, Jaqueira, Belém de Maria, Joaquim Nabuco, Cortês

Sertão – Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Ingazeira, Iguaraci, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, Tuparetama, Brejinho

Agreste – Palmeirina, Lagoa do Ouro, Correntes, Angelim, Lajedo, Jucati, Capoeiras, Iati, Paranatama

O problema é antigo. Em 2011, o então secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, chegou a anunciar concurso para 200 vagas de delegados durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Logo depois, voltou atrás e reduziu o número pela metade. O mandato anterior chegou ao fim e o concurso não saiu do papel. Neste ano, o governador Paulo Câmara confirmou que serão abertas 100 novas vagas para delegado.

A previsão é de que o concurso seja realizado no primeiro semestre de 2016. Se os prazos previstos forem cumpridos, os profissionais devem assumir seus postos até o início de 2017, minimizando o déficit de delegados no Interior.

Até lá, a população de alguns dos municípios listados acima continuará batendo a porta das delegacias, procurando os delegados e sendo informada de que os mesmos viajaram para atender a demandas de outras localidades. Um transtorno.

Fonte: RondaJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!