Seguidores

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Em Pernambuco 40% das barragens estão em colapso devido a seca.

O monitoramento diário feito pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em 87 reservatórios do Estado aponta que 40% deles estão em colapso. A situação é mais grave no Sertão do Estado, onde 24 dos 39 reservatórios estão nesta situação, sendo que 18 secaram completamente. No Agreste, o estado de colapso alcança 11 das 34 barragens . Segundo a Apac, seis unidades monitoradas secaram em sua totalidade.

"Apesar da vulnerabilidade histórica de falta d'água nestas regiões temos acompanhado uma queda que chama a atenção. Os reservatórios que ainda não secara, estão trabalhando com marcações bem abaixo da média", disse o analista de Recursos Hídricos da Apac, César Mendonça, ao jornal Folha de Pernambuco. "A população amarga o quarto ano de consecutivo de seca, ainda sem perspectivas de melhora", observou.

Segundo dados da Apac, em 2014 as barragens localizadas no Sertão de Pernambuco apresentavam 211 milhões de m³ de água acumulada. Neste exercício, porém, este volume caiu para 136 milhões de m³. A situação é semelhante nos reservatórios do Agreste. No ano passado o volume acumulado era de163 milhões de m³ e caiu para 137 milhões de m³ em 2015.
Brasil 247/pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!