Seguidores

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A prefeita Neide Reino (PSB) junto à Secretaria de Saúde de Capoeiras implantou o NASF

Na busca por melhorias nas ações desenvolvidas pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), o município de Capoeiras implantou o NASF – Núcleo de Apoio À Saúde da Família. O NASF é formado por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e compartilhar as práticas em saúde.

A equipe do NASF e da ESF tem o papel de criar espaços de discussão para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos, constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui como porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado.

Importante ratificar que o NASF vem com a proposta de prestar apoio às Equipes de Saúde da Família, dando suporte e visando uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para ambos os profissionais envolvidos.

A ênfase será nos estudos e discussões de casos e situações, orientações e realizações de projetos terapêuticos com a equipe, além de apoio a terapias e orientações a grupos nas comunidades, potencializando assim a promoção e a prevenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!