Seguidores

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Capoeiras realizou Audiência Pública sobre Segurança Pública

Na noite desta quarta-feira (20), na câmara de vereadores, a sociedade capoeirense se reuniu em Audiência Pública para debater e encontrar soluções para enfrentar a violência que aflige o município. No evento que contou com as presenças da prefeita Neide Reino, do comandante do 9º BPM Tenente Coronel Maranhão e do Capitão Hudson da Policia Militar foi apresentado o Projeto de vídeo monitoramento com câmeras que pode ser instalado na área urbana; e o que a polícia pode fazer para coibir os assaltos na zona rural. 

Como resultado, ficou acertado que a Polícia Militar fará rondas na zona rural às sextas-feiras; serão instaladas câmaras em alguns pontos estratégicos; reuniões sobre segurança pública serão realizadas nos povoados; possíveis parcerias com os municípios que fazem fronteira com Capoeiras; e a polícia civil continua investigando os crimes.

Sobre o programa de vídeo monitoramento, o Capitão Hudson afirmou que o projeto tem baixo custo, pois seria uma parceria entre moradores e comerciantes que têm câmeras instaladas nas suas casas e comércios que se interligariam em tempo real a central de polícia. Capitão Hudson disse que Capoeiras tem apenas dois policiais de serviço por plantão, e que não é diferente de outros municípios; não adiantando transferir responsabilidades culpando a prefeitura ao invés reconhecer a própria responsabilidade. Ele forneceu o numero do próprio telefone celular para que as pessoas ligassem para dar informações.

O Comandante Tenente Coronel Maranhão disse que a prefeita Neide Reino estava de parabéns, pois dos 20 municípios sob jurisdição do 9º BPM Capoeiras se destaca na busca por soluções para coibir a violência. Afirmou que segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos. Ele afirmou que certamente algumas pessoas conhecem os bandidos que estão praticando os assaltos em Capoeiras, e que para a polícia agir rápido é preciso haver cooperação das pessoas informando, o que pode ser feito sem se identificar. O comandante disse que a prefeita não pode ser cobrada diretamente pela segurança pública, e que os crimes são circunstanciais. Que todos os 20 municípios registraram homicídios este ano, e que 18 têm só uma guarnição. 

A prefeita Neide Reino disse não temer, compartilhar ou estar sendo omissa na questão da segurança pública em Capoeiras. Ela afirmou que maldosamente pessoas tentam levar para o lado político esse momento critico por que passa a população. Disse que a cidade de Lajedo tem um prefeito delegado e nem por isso impediu-se de haver 14 homicídios lá este ano. Sobre Capoeiras, a prefeita afirmou que embora a população seja pequena, a área territorial é de cerca de 300 km³, e que os homicídios registrados são relacionados a rixas entre pessoas, citou que um casal teve a porta arrombada e foi assassinado dentro casa, e casos em que levam pessoas de dentro de casa para mata-las no mato, e muitas vezes as pessoas sabem quem foi o assassino e não tem coragem de denunciar, mas ficam nas esquinas conversando besteiras. A prefeita disse que a criminalidade não começou em Capoeiras do mês de janeiro para cá; falou da ousadia dos bandidos, lembrando que mataram um policial aos seus pés quando ainda não era a prefeita; e que vários assaltos eram registrados na feira de gado, feira do queijo e nos comércios, e que esses assaltos diminuíram nos dias de feira porque há policiais a paisano pagos pela prefeitura; que houve uma migração da bandidagem para a zona rural. “Esse assunto não tem que tomar o rumo político”.

Ah! Quando o Tenente Coronel Maranhão sugeriu uma blitz para apreender as motocicletas irregulares, as pessoas presentes na platéia se posicionaram contra. 

Também faltou uma maior participação dos comerciantes da cidade, poucos compareceram.

5 comentários:

  1. Anônimo11/21/2013

    Eu sou a favor das blitz na cidade, como também policiamento nos bares e nas ruas principalmente, muitas ruas na nossa cidade vive a escura virando lugar de maginas para usar drogas. Policia tem que começar averiguar os bares da nossa cidade pq muitos vive armado nos bares .As motos da mesma forma porque muitas são roubada e viver rodando, ou seja são irregulares.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/21/2013

    vamos vê se o Capitão Hudson vai estalar câmeras nas estradas que e onde os ladroes fazem a festa quase toda sexta feira quanto eles fazem palestras de segurança os feirantes sofrem com os frequentes assaltos que vem passando o povo de capoeiras .nos queremos menos conversa e mas atitude e pagar os motoqueiros que estao com motos atrasadas não vai resolver os ladroes tem e moto e carros tudo novos e com documentação em dias

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/22/2013

    Eu convido os senhores, representante do povo de Capoeiras que antes de fazer debate sobre Segurança Publica. que os senhores comece anda nas ruas a noite, pra vcs ve como anda as coisas na cidade. Ruas da nossa cidade continua a escura servindo de ponto estratégico para maginas usar Drogas pratica crimes. como vcs querem resolver as coisas na cidade com dois policias para fazer a ronda impossível. precisa de mais policiamentos. Sh. Neide Reino... nem na prefeitura Sh. Neide Reino vc aparece para resolver as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11/22/2013

    A audiencia publica foi muito proveitosa, garanto que vocês anonimos não participaram, ficam fazendo politicagem, e na hora certa de cobrar não aparecem.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/23/2013

    Se for para ouvir mentiras e melhor não ir !!!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!