Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O circo eleitoral brasileiro




Este texto é de autoria da professora e Mestre em Educação, Ivânia Freitas. Li no blog do Geraldo José. É uma síntese perfeita do que ocorre em todos os municípios brasileiros no período que antecede as eleições. Vale a pena ler e refletir este artigo.





EXTRA! EXTRA!

Está chegando na cidade, o Grande Espetáculo Eleitoral. Este ano, o festival vem com diversos CIRCOS que pretendem oferecer à grande platéia uma extensa programação. A competição entre os Circos promete ser acirrada! E a platéia ainda “calada”, a não ser por alguns poucos sussurros, aguarda para ver o que terão a oferecer e quem será o grande favorito!

Sabemos que a maioria já ta cuidando de armar sua lona, montar seu picadeiro, escolhendo o não variado vestuário de seus palhaços, passando o número com suas marionetes e ensaiado suas músicas, ah..aquelas músicas que tocarão incansavelmente cidade à fora, lembrando que O GRANDE ESPETÁCULO já começou!.

Temos notícias de fontes confidencialíssimas, de que alguns Circos apostarão na fusão de suas trupes para atrair a platéia e ganhar definitivamente o troféu com prazo mínimo de duração de 04 anos!  

Outros investirão pesadamente em shows de ilusionismo, com seus mágicos bem treinados e capazes de fazer, a platéia achar que tudo o que veem e dizem, é a mais pura verdade!

Uma de nossas “fontes” nos informou ainda, que há um elemento comum entre os Circos desta estação: todos trarão como uma das principais atrações, o inexorável “Museu de Grandes Novidades” e investirão pesado nas piadas, para que o público possa até chorar de tanto rir (ou seria RIR de tanto chorar?), enfim...o que se sabe mesmo, é que as piadas serão muitas e a platéia terá que se decidir sobre qual Grande Circo irá escolher.

Não podemos deixar de dizer, caros amigos, que vemos um fenômeno interessante na platéia e que, a cada ano, parece crescer mais: ainda que algumas tenham sua preferência declarada, não importando o roteiro dos espetáculos, seus palhaços, animadores e e/ou programações, uma grande parcela está olhando muito desconfiada para todos os Circos! Tem gente achando que eles perderam, definitivamente, a graça! Que os palhaços são repetitivos, não há nada de novo que faça valer à pena, sair do “conforto” de suas casas, para assistir a tão previsíveis apresentações. Mas, é uma contradição interessante, pois, por outro lado, já tem gente ensaiando “risos”, decorando grito de guerra para animar a “galera” e até vendendo ingressos antecipados com certos benefícios para os que comprarem “camarote” ou “espaço vip”.

É bom ressaltar que para a “pista” que é a grande maioria, no máximo se oferece como “bônus”, um “narizinho de palhaço”, para ajudar na fantasia da platéia que, por muitas vezes chegará a se perguntar: E O PALHAÇO, QUEM É? Enfim, coisas de Circo mesmo...

Por enquanto caros amigos, ficamos por aqui, atentos às notícias para deixarmos toda à cidade bem informada e alerta para o espetáculo que estar por vir.

2 comentários:

  1. Anônimo1/17/2012

    Raimundo quero parabenizar a autora dessa matéria, poucas vezes li algo tão inteligente e verdadeiro,pena que os eleitores não prestam atenção e não percebem que os políticos montam esse circo todo mais no final os verdadeiros palhaços são os ELEITORES que continuam votando nessas pessoas que não estão nem ai para Cidade de Capoeiras.

    Sueli.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/18/2012

    Artigo exelente!!!Inteligente e verdadeiro!

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!