Seguidores

sábado, 7 de janeiro de 2012

Blogueira cubana pede ajuda a Dilma para vir ao Brasil

A blogueira cubana Yoani Sánchez gravou um vídeo no qual faz um apelo à presidente Dilma Rousseff para que a ajude a obter autorização para viajar ao Brasil. Na gravação, ela diz que gostaria de acompanhar a apresentação de um documentário sobre a imprensa em Cuba e Honduras, do qual participa. O documentário deverá ser exibido em fevereiro, na Bahia.

Sánchez diz que envia um pedido “muito respeitoso, muito humilde” a Dilma Rousseff para que interceda por ela, lembrando a atuação da presidente durante o regime militar no Brasil: “Sei que ela conhece o que é a desproporção de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo, a repressão”.

Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Dilma não recebeu nenhum tipo de material ou pedido formal da blogueira. O órgão, porém, não soube informar se a presidente chegou a ver o vídeo, disse apenas que, por enquanto, a Presidência não tem nenhum comentário para fazer sobre o ato da ativista cubana.

A blogueira, conhecida pelas críticas ao governo em seu blog “Generación Y”, afirma estar impedida de sair do país “simplesmente por escrever, narrar minha realidade, fazer um jornalismo crítico”. “Não cometi nenhum crime”.

Destaca ainda que as reformas migratórias “tão esperadas por milhões de cidadãos” foram adiadas pelo governo cubano e lembra que já recorreu às autoridades para poder deixar a ilha, sem sucesso. Cita também movimentos a seu favor no Brasil, como um ofício enviado pelo senador petista Eduardo Suplicy (SP) à Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre o caso da cubana.

Um movimento também foi criado na internet pedindo a assinatura de uma petição a favor da viagem de Yoani Sanchéz ao Brasil.

BOL Notícias.

"Quando ouço histórias da Ilha do ditador Fidel Castro, lamento a sorte daquele povo que vive sem direitos fundamentais, parados no tempo, onde tudo é obsoleto. Em Cuba os cidadãos são privados de tudo: informação, liberdade de ir e vir, comida...

E ainda há aqueles (filhotes de ditadores) que defendem o regime político de Fidel Castro. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Porque não vão morar lá pra sentir na pele o que é viver sob as botas de um ditador.

Nenhum regime político deve ser mais importante do que a liberdade dos cidadãos. O que Cuba precisa urgentemente é de “Uma revolução democrática, mas, sem perder a ternura”.

Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar. Artigo XIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Um comentário:

  1. Agostinho Jesse
    Quando estive em Cuba no inicio de 2008, 08 dias depois Fidel renunciou em favor do seu irmao Raul, influenciado por meus avos e pela
    imprensa conservadora tinha a mesma impressao, porem nao e bem assim como diziam. Tem suas dificuldades mas com certeza e o melhor pais da america central ou caribe. As pessoas nao escolhem seu presidente, porem escolhem todos os cargos de deputados a conselheiros de bairros.

    ResponderExcluir

Comente aqui!
Lembre-se: comentários com acusações, agressões, xingamentos, e que citem nomes de familiares de quem quer que seja, não serão publicados.

Opine com responsabilidade!